- Home /
- Serviços
Planejando instalar aquecedor a gás em sua residência?
Aquecedores por acumulação
Aquecedores por passagem
Requisitos para instalação
Além disso, são necessários os seguintes acessórios:
Chaminé: Deve ser instalada utilizando dutos fabricados em materiais apropriados resistentes ao tempo. O duto não deve ter seu diâmetro reduzido, ou seja, se a saída for indicada 90 milímetros de diâmetro, deve seguir o mesmo padrão do começo ao fim. Após a instalação, é importante certificar-se de que a vedação entre as conexões do duto estão em perfeitas condições. O dimensionamento da chaminé deve estar de acordo com as definições da norma NBR 13.103.
Registro de gás: Deve-se utilizar um registro de esfera adequado à aplicação.
Flexíveis (rabicho, engate, etc): São três, sendo um para água quente, um para água fria e um para gás e devem atender as especificações conforme o modelo comprado.
Preventiva
Na época mais fria do ano, cresce a demanda pela utilização dos aquecedores a gás, que trazem conforto térmico para os moradores da residência e consequentemente, manutenções. Mas, para o bom funcionamento, não basta lembrar desses aparelhos apenas quando as temperaturas caem , é muito importante a realização de manutenções preventivas anuais, realizadas por um técnico capacitado, como forma de garantir o correto funcionamento do aparelho e evitar acidentes como possíveis explosões e até mesmo a morte de pessoas por intoxicação pelo gás resultante do processo de combustão, o monóxido de carbono.
A queima irregular do gás está entre os principais problemas que podem ocorrer com os aquecedores. Ela pode danificar a câmara de combustão do equipamento, reduzindo sua vida útil. O desgaste natural e a falta de limpeza das peças são outros aspectos recorrentes, que só podem ser verificados por um profissional habilitado.
Nos equipamentos antigos, a cor da chama é o principal indicativo de que há algum problema com o aparelho. A coloração deve ser azulada, como a chama do fogão, chama avermelhada é sinal de alerta, de que o aquecedor precisa de regulagem.
- Limpeza interna e verificação do conjunto queimador;
- Limpeza interna do circuito eletrônico
- Analise dos sensores de entrada e saída;
- Aferição das ventoinhas;
- Aferição do Fusível térmico;
- Verificar se há obstruções no fluxostato e no filtro de gás;
- Verificar se há obstruções na câmara de combustão;
- Verificar estado do sensor de chama;
- Verificar estado do centelhador;
- Testar o bimetalico( dispositivo de segurança) com simulação de superaquecimento.
O Banho ficou frio? Saiba as problemas mais comuns em aquecedores.
Quando não há manutenção preventiva periódica em seu aquecedor, ele pode apresentar falhas inesperadas e gerar custos não previstos no seu orçamento, como: Chamada de emergência do técnico especialista, peças de reparo ou substituição do equipamento. Fora o transtorno causado pelo banho frio, que terá que tomar.
Por isso, é extremamente recomendo a manutenção preventiva periódica do seu aquecedor. Mas caso não tenha feito e ele avariou justo na hora do banho, veja os defeitos mais comuns dos aquecedores a gas:
Chama piloto: Se a chama piloto não permanecer acesa depois de várias tentativas, a abertura pode estar obstruída ou pode ser que o termopar esteja com defeito. Alguns aquecedores têm um sistema de ignição elétrico para acender o gás, e não há chama piloto, chamados de queimadores que se aquecem para acender os queimadores.
Conserto do interruptor de limite de aquecedores: É um sistema de segurança baseado na temperatura se aquece demais interrompe o funcionamento do aquecedor.
Ajuste do queimador: A chama de aquecedores à gás devem ser consistente e regular, sem fagulhas nem traços amarelados.
Vazamentos de gás: Se você suspeita que há vazamento ao redor da unidade do aquecedor, se sentir cheiro de gás, não acenda nem apague nenhuma lâmpada, e não tente desligar o gás que alimenta o aquecedor. Deixe a porta aberta, saia do ambiente e ligue imediatamente para o corpo de bombeiros e informe sobre o vazamento.