Quando não há manutenção preventiva periódica em seu aquecedor, ele pode apresentar falhas inesperadas e gerar custos não previstos no seu orçamento, como: Chamada de emergência do técnico especialista, peças de reparo ou substituição do equipamento. Fora o transtorno causado pelo banho frio, que terá que tomar.
Por isso, é extremamente recomendo a manutenção preventiva periódica do seu aquecedor. Mas caso não tenha feito e ele avariou justo na hora do banho, veja os defeitos mais comuns dos aquecedores a gas:
Chama piloto: Se a chama piloto não permanecer acesa depois de várias tentativas, a abertura pode estar obstruída ou pode ser que o termopar esteja com defeito. Alguns aquecedores têm um sistema de ignição elétrico para acender o gás, e não há chama piloto, chamados de queimadores que se aquecem para acender os queimadores.
Conserto do interruptor de limite de aquecedores: É um sistema de segurança baseado na temperatura se aquece demais interrompe o funcionamento do aquecedor.
Ajuste do queimador: A chama de aquecedores à gás devem ser consistente e regular, sem fagulhas nem traços amarelados.
Vazamentos de gás: Se você suspeita que há vazamento ao redor da unidade do aquecedor, se sentir cheiro de gás, não acenda nem apague nenhuma lâmpada, e não tente desligar o gás que alimenta o aquecedor. Deixe a porta aberta, saia do ambiente e ligue imediatamente para o corpo de bombeiros e informe sobre o vazamento.