Conheça nossos serviços

Planejando instalar aquecedor a gás em sua residência?

Parabéns! As vantagens vão muito além do conforto de um banho quentinho… Pois você terá uma drástica redução de consumo de energia elétrica e um equipamento leve, discreto e compacto que funcionará, desde que com devida manutenção, pelo menos por 15 anos! Existem 2 tipos de aquecedores para aplicações em residências: Aquecedores por acumulação e aquecedores por passagem.

Aquecedores por acumulação

No Aquecedor de acumulação, aquecimento acontece pro meio de uma serpentina que se localiza em torno da câmara de combustão. Esse modelo possui um reservatório, chamado de “boiler” onde a agua fica armazenada. Sempre que a rede aquecida é acionada, a agua instantaneamente chega aquecida na ducha/torneira, dependendo da distancia do dispositivo para boiler.
Aquecedores de acumulação são indicados para locais com grande fluxo de utilização, como hotéis e grades residências.

Aquecedores por passagem

A agua passa por uma serpentina, porém, não há armazenamento. Na pratica, o que diferencia para o aquecedores de acumulação é a espera até a agua ficar quente, que demora em media, 50 segundos, dependendo da distancia do dispositivo até o aquecedor.
Esse equipamento é o mais utilizado em residências e principalmente apartamentos, pois ocupam um espaço bem reduzido, normalmente na área de serviço, e por ser acionado sob demanda, acabam também sendo mais econômicos, quando há baixa utilização.

Requisitos para instalação

Antes de definir o melhor sistema, é necessário ter a rede hidráulica separada e com pressão mínima adequada pra instalação. Uma vez que a rede esteja pronta é necessário levantar a quantidade de pontos de agua quente o aquecedor precisa alimentar e a vazão de agua das duchas/torneiras que serão utilizadas, a vazão é medida em litros/minuto. Somam-se as vazões, e temos o valor da capacidade necessária do aquecedor.
Os aquecedores de passagem têm a vazão máxima de 37 litros/minuto. Se a soma das vazões der um valor maior que este, é recomendável utilização do Aquecedor de acumulação.

O equipamento deve sempre ser instalado em uma área que possua ventilação de acordo com a norma NBR 13.103. A tubulação de gás deve ser de cobre. Já a de água quente pode ser de cobre, CPVC, PPR ou outro material adequado à temperatura e pressão de água. Veja abaixo um modelo de instalação na área de serviço:

Além disso, são necessários os seguintes acessórios:

Chaminé: Deve ser instalada utilizando dutos fabricados em materiais apropriados resistentes ao tempo. O duto não deve ter seu diâmetro reduzido, ou seja, se a saída for indicada 90 milímetros de diâmetro, deve seguir o mesmo padrão do começo ao fim. Após a instalação, é importante certificar-se de que a vedação entre as conexões do duto estão em perfeitas condições. O dimensionamento da chaminé deve estar de acordo com as definições da norma NBR 13.103.

Registro de gás: Deve-se utilizar um registro de esfera adequado à aplicação.

Flexíveis (rabicho, engate, etc): São três, sendo um para água quente, um para água fria e um para gás e devem atender as especificações conforme o modelo comprado.

Preventiva:

Saiba dos cuidados e manutenção do seu aquecedor

Na época mais fria do ano, cresce a demanda pela utilização dos aquecedores a gás, que trazem conforto térmico para os moradores da residência e consequentemente, manutenções. Mas, para o bom funcionamento, não basta lembrar desses aparelhos apenas quando as temperaturas caem , é muito importante a realização de manutenções preventivas anuais, realizadas por um técnico capacitado, como forma de garantir o correto funcionamento do aparelho e evitar acidentes como possíveis explosões e até mesmo a morte de pessoas por intoxicação pelo gás resultante do processo de combustão, o monóxido de carbono.

A queima irregular do gás está entre os principais problemas que podem ocorrer com os aquecedores. Ela pode danificar a câmara de combustão do equipamento, reduzindo sua vida útil. O desgaste natural e a falta de limpeza das peças são outros aspectos recorrentes, que só podem ser verificados por um profissional habilitado.

Nos equipamentos antigos, a cor da chama é o principal indicativo de que há algum problema com o aparelho. A coloração deve ser azulada, como a chama do fogão, chama avermelhada é sinal de alerta, de que o aquecedor precisa de regulagem.

Nos aquecedores mais modernos, a câmara de combustão é blindada, não permitindo o acesso à chama. Entretanto, em caso de falhas o aparelho realiza um autodiagnostico e emite um código de erro no display indicando o problema.

Fuligem escura saindo da chaminé ou no redor do equipamento, também são indícios que o equipamento carece de manutenção. Vale ainda acompanhar o funcionamento do aparelho e observar se há superaquecimento ou emissão de ruídos.

Nosso trabalho de manutenção preventiva, basicamente engloba as seguintes funções:

Limpeza interna e verificação do conjunto queimador;

Limpeza interna do circuito eletrônico;

Analise dos sensores de entrada e saida;

Aferição das ventoinhas;

Aferição do Fusível térmico;

Verificar se há obstruções no fluxostato e no filtro de gás;

Verificar se há obstruções na câmara de combustão;

Verificar estado do sensor de chama;

Verificar estado do centelhador;

Testar o bimetalico( dispositivo de segurança) com simulação de superaquecimento.;

Corretiva:

O Banho ficou frio? Saiba as problemas mais comuns em aquecedores.

Quando não há manutenção preventiva periódica em seu aquecedor, ele pode apresentar falhas inesperadas e gerar custos não previstos no seu orçamento, como: Chamada de emergência do técnico especialista, peças de reparo ou substituição do equipamento. Fora o transtorno causado pelo banho frio, que terá que tomar.
Por isso, é extremamente recomendo a manutenção preventiva periódica do seu aquecedor. Mas caso não tenha feito e ele avariou justo na hora do banho, veja os defeitos mais comuns dos aquecedores a gas:

Chama piloto: Se a chama piloto não permanecer acesa depois de várias tentativas, a abertura pode estar obstruída ou pode ser que o termopar esteja com defeito. Alguns aquecedores têm um sistema de ignição elétrico para acender o gás, e não há chama piloto, chamados de queimadores que se aquecem para acender os queimadores.

Conserto do interruptor de limite de aquecedores: É um sistema de segurança baseado na temperatura se aquece demais interrompe o funcionamento do aquecedor.

Ajuste do queimador: A chama de aquecedores à gás devem ser consistente e regular, sem fagulhas nem traços amarelados.

Vazamentos de gás: Se você suspeita que há vazamento ao redor da unidade do aquecedor, se sentir cheiro de gás, não acenda nem apague nenhuma lâmpada, e não tente desligar o gás que alimenta o aquecedor. Deixe a porta aberta, saia do ambiente e ligue imediatamente para o corpo de bombeiros e informe sobre o vazamento.

Atendemos Toda Grande São Paulo e baixada Santista!

Saiba mais
© Copyright - AQUECEDORES MORIA - ECO - Desenvolvido por smssites.com.br